domingo, 13 de março de 2011

Um breve resumo do nascimento da Bioinformática

James Watson (Chicago, 06 de abril de 1928), biólogo molecular, geneticista e zoologista, Nobel de 1962, estudou na Universidade de Indiana, em Harvard e Cambridge. Francis Crick (Northampton, 08 de junho de 1916, San Diego, 28 de julho de 2004), biólogo molecular, biofisíco e neurocientista, também Nobel de 1962, ambos responsáveis pela formulação da estrutura do DNA como conhecemos hoje. Com isso vários estudos foram possíveis, entre eles o sequenciamento do DNA humano, conhecido como Projeto Genoma.  Vários outros cientistas merecem ser citados, e isso será feito de acordo com as abordagens feitas.

O nome Bioinformática é a junção de Bio (biologia ) e infomática, o que é bem intuitivo. A necessidade de profissionais capacitados em infomática, em biologia molecular e em qualquer área que compõe a tarefa de estudar o código da vida fez com que surgisse a bioinformática. Nela existe uma interdisciplinaridade a fim de evitar problemas gerados pela dificuldade que profissionais de áreas diferentes possuem em se comunicar.
Outro ponto importante que possibilitou o nascimento de bioinformatas foi o avanço tecnológico no que se refere a hardware, pois sem isso não seria possível processar o gigantesco número de informações que são coletadas em laboratórios.

A NCBI (www.ncbi.nlm.nih.gov/) define bioinfomática da seguinte maneira: "É o campo da ciência no qual a Biologia, a Ciência da Computação e a Tecnologia da Informação se fundem em uma disciplina única. A finalidade da Bioinformática é o descobrimento de novos conceitos biológicos bem como proporcionar o discernimento dos princípios unificadores em Biologia através da criação de uma perspectiva global."

A importância da área fica evidente, pois o conhecimento adquirido será utilizado para a melhoria de vida da população, surge a possibilidade de curas até hoje desconhecidas. Lembrando que existem códigos de ética para os profissionais desta área, mas isto é um outro assunto.

                                                                                                                                     
                                                                                                                                         Watson e Crick.                    



Nenhum comentário:

Postar um comentário