sábado, 9 de abril de 2011

Como trabalha um bioinformata

A principal ferramenta que qualquer profissional deve ter sempre em mãos é o conhecimento e a vontade de sempre conhecer mais, consciente de que não será possível obter todo o conhecimento e quanto mais aprender mais terá o que aprender. 
Um bioinformata deve ser capaz de lidar principalmente com a interdisciplinaridade. A computação será uma das ferramentas, através dela serão realizados os experimentos que obtem respostas sobre um determinado tema e para isso é necessário saber biologia e em muitos casos estatística.
Pode ser vago para algumas pessoas como é possível que dados biológicos são "colocados dentro de uma máquina" e através de alguns cálculos é avaliado, esse conceito é de fundamental importância para entender como o bioinformata trabalha. 
Através de experimentos em laboratórios os biólogos descobrem as características biológicas de milhares de organismos. Esses conhecimentos são, por exemplo, o DNA do homem ou de qualquer outro organismo, as proteínas, o RNA ou qualquer coisa que diga respeito a vida. Isso tudo será disposto em forma de arquivos de texto por profissionais, e mais tarde disponibilizados para os pesquisadores.
Assim será feira a escolha de uma área de pesquisa dentro da bioinformática, depois escolherá um banco de dados que é onde são armazenados os arquivos com as informações biológicas citadas acima, posteriormente ele "cria" um programa para responder a algum questionamento e finalmente analisa com fundamentos em biologia obtendo uma resposta.
As pesquisas podem ser em qualquer área, como por exemplo, predição de função de proteínas, sítios de início de tradução, predição de estrutura de proteínas, estudo de proteínas especificas ou do DNA de um determinado organismo.
Alguns bancos de dados muito utilizados são o PDB (Protein Data Bank),  Genbank, Swiss Prot, Kegg, DDBJ (DNA Data Bank of Japan). Além desses, existem vários outros que podem ser encontrados em  uma rápida pesquisa na internet.
O trabalho do profissional em questão lida com  teoria e prática. São  muitas informações e o objetivo é transformar os dados disponíveis em conhecimento para futuramente descobrir como evitar ou curar determinadas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário